segunda-feira, 13 de setembro de 2010







Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias
Com os avanços tecnológicos no campo educacional o fazer pedagógico tem também modificado, antes para ser considerado um bom docente era necessário saber os conteúdos e ter domínio de sala, atualmente, esse perfil ampliou, além dessas atribuições precisa saber usar as tecnologias disponíveis e ser muito criativo.
Uma das grandes mudanças que precisa acontecer na educação é a incorporação por parte das instituições de Ensino quanto à nova clientela da Escola. A outra é a necessidade do professor saber fazer uso das ferramentas tecnológicas disponível para elaborar atividades mais dinâmicas e diversificadas.
Como comenta Pedro Demo, “temos que restaurar a escola para que ela se situar nas habilidades do século XXI, que não aparece na escola”. Com o avanço das tecnologias o papel do professor precisa ser repensado, não apenas na sua formação específicas, mas sobre tudo o seu desempenho na transmissão do conhecimento, a maneira como repassar aos alunos, pois eles estão aprendendo com os jogos com as variedades de gravuras, programas e animação, portanto, apenas “reproduzir dos livros ” não mais prende a atenção do aluno para assimilação do conteúdo, precisa saber organizar usando animação e criatividade.

6 comentários:

  1. Olá,
    Concordo com suas reflexões. O professor deve repensar sua prática neste mundo tão globalizado e cheio de informações, senão fica pra trás.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi colega,
    Sua reflexão é bastante pertinente.Atualmente nós profissionais precisamos saber a teoria e aliá-la as tecnologias para oferecer um ensino mais atraente.
    bjo.

    ResponderExcluir
  3. Acho interessante quando vc cita :"do professor saber fazer uso das ferramentas tecnológicas disponível para elaborar atividades mais dinâmicas e diversificadas." Pois uma questão que podemos citar como conflitante é a das tecnologias. Isso ocore pq o nosso aluno domina muito mais as tecnologias presente. Vejo que talvez seja por isso que alguns alunos sejam desprezados. desprezados pq o conhecimento DIFERENTE trazido por ele não seja valorizado. É importante valorizar o que é diferente, é importante conhecer o novo, é importante falar a linguagem do nosso aluno. Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc, pois o desafio que se configura então, é pensar como nossas escolas, em suas ações cotidianas, podem organizar ações educativas que atendam a demanda por aprendizagens significativas e por efetivas construções de conhecimentos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá Colega,

    Estou tendo a oportunidade de trabalhar no Ambiente Linux Educacional e vejo o quanto de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em suas aulas e que não há necessidade de baixar da internet, pois, já estão disponíveis no ambiente.
    Quando você fala de tornar as aulas mais dinâmicas concordo plenamente. Pois não tem coisa pior do que uma aula de 50 minutos ou mais que não desperta nenhum interesse para o aluno.
    Há uma necessidade urgente da apropriação por parte dos professores e equipe escolar em relação as tecnologias.
    Um abraço, Rosileide

    ResponderExcluir