quarta-feira, 6 de outubro de 2010




Currículo

Segundo Samuel Rocha Barros (op. cit., p. 170-1), em sentido amplo o currículo escolar abrange todas as experiências escolares.
Em sentido restrito currículo escolar é o conjunto de matérias a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino.
No entanto entendemos que currículo é um instrumento que norteia todo o trabalho pedagógico da escola, no sentido de organizar e definir o que se pretende ensinar, quando ensinar como ensinar e como avaliar.
Não compreende apenas as matérias ou os conteúdos do conhecimento, mas também sua organização e seqüência adequadas, bem como os métodos que permitem um melhor desenvolvimento dos mesmos e o próprio processo de avaliação.
A tecnologia tem um papel fundamental para que a escola desenvolva um currículo mais dinâmico e diversificado. Para que a educação acompanhe as transformações que tecnologias disponibiliza no campo educacional é necessário que o currículo defina como integrar as ferramentas no fazer pedagógico.
Os projeto desenvolvidos precisam está integrado as necessidades da Unidade Escolar de modo que não comprometa o currículo definido pela escola





5 comentários:

  1. Olá colega o conceito de currículo é muito amplo. No texto, Almeida e Prado (2008, p. 184), mostram-nos que o currículo se desenvolve com a mediatização das tecnologias, envolvendo outras dimensões tecnológicas, pedagógicas, sócio-históricas, cognitivas e afetivas. Percebe-se também a importância de integrar as tecnologias desde as mais simples a mais avançada, conforme os objetivos pedagógicos de cada atividade e de acordo com o que existe disponível no espaço escolar e de acordo com as condições contextuais.
    bjo.

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  2. Segundo Elvira Souza Lima, um currículo para a formação humana introduz sempre novos conhecimentos, não se limita aos conhecimentos relacionados às vivências do aluno, às realidades regionais, ou com base no assim chamado conhecimento do cotidiano. É aquele orientado para a inclusão de todos ao acesso dos bens culturais e ao conhecimento, a serviço da diversidade. Currículo envolve o conteúdo da área de conhecimento e as atividades necessárias para que o aluno se aproprie desse conhecimento."
    Vejo que as escolas atuais ainda são bem capengas em relação ao verdadeiro conceito e efetividade do currículo. Precisa-se de uma reflexão sobre a educação de hoje e o que esperamos dos alunos.
    Um abraço, Rosileide

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  3. Tedo como base osParâmetros Curriculares Nacionais
    O Currículo Escolar é um projeto que estabelece um elo entre os princípios e a prática, incluindo tanto a matéria a ser ministrada quanto as características da região. Torna-se, assim, um roteiro para orientação do professor.

    Antes de trabalhar tal tema no curso meu conceito de curriculo se limitava a uma grade formado por uma base nacional comum, tanto para o ensino médio quanto para o fundamental, contêm: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (Química, Física e Biologia), Historia e Geografia, além do ensino de Artes, Educação Física, Língua Estrangeira Moderna e, facultativo, Ensino Religioso.
    Mas depois do mesmo pude ampliar este conceito pois o curriculo é construido com aprendizagens adquiridas dentro e fora da escola.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Uma boa semana

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  4. Concordo plenamente, pois senti muita dificuldade, mas superei 90%. Tenho mais facilidade, porque são novas ferramentas em meus trabalhos.

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  5. Parabéns pelo texto. Realmente a tecnologia tem um papel fundamental para que a escola desenvolva um currículo mais dinâmico e diversificado.

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