PLANO DE AULA
Série: 1ª série do Ensino Médio
Professora: Marli Soares dos Reis
Disciplina- História- (que pode ser trabalhado interdisciplinamente com arte)
Conteúdo:
· Escravidão Africana
· Os trabalhos nas colônias
· Os Engenhos de açúcar
Dados da Aula: Escravidão Africana
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Reconhecer os interesses comerciais envolvidos no tráfico negreiro;
- Conhecer as dificuldades de viagem dos escravos para o Brasil;
- Compreender as estratégias de luta dos escravos contra o cativeiro;
- Compreender a importância de atitudes contrárias ao racismo e a discriminação racial.
Duração da atividade: 03 aulas de 50 minutos
Conhecimento Prévio trabalhado pelo Professor com os alunos:
Leitura Reflexiva do Poema
"Quando eu por aqui passei/ na época em que seus ancestrais tentavam construir esta pátria/
Encontrei índios sendo massacrados/
Portugueses degredados e negros exportados.
Vi sangue/ suor e lágrimas de três raças se destruindo/
Mas vi uma nação se construindo.
Vi aquele sentimento que faz de um rincão, uma nação/
Mas vi o sangue do negro ser derramado em vão/
Nas senzalas/ mocambos, quilombos, favelas e prisão.
Agora vejo os filhos de Zumbi/ afilhados de Tiradentes,
De uma pátria pretendentes serem enganados/
Da terra expoliados, vítimas de ardentes/ do poder pretendentes/ Fazendeiros bajulados.
Aí, eu pergunto - Valeu a pena a abolição?
Por que ainda não aboliram esta desumana servidão?
Não será pois desta maneira que teremos um Brasil definitivo
E sim uma convulsão/ vez que
jamais vamos morrer agora/
Pois nosso coração arde de vontade
E exige que a vida voe. //
Paulo Paim
Estratégias e Recursos da aula
Vídeo: “ Dos Grilhões ao quilombo”;
Discusão sobre o tema;
Leitura de textos complementares.
Desenvolvimento
1ª aula:
Primeiramente fazer uma apresentação do tema e sua importância. Depois dividir a turma em no máximo 5 grupos, entregar para cada grupo uma cópia do Poema de Paula Paim. Após uma leitura reflexiva debater o poema e fazer alguns questionamentos como:
Como foi o trabalho escravo no Brasil
Se a escravidão era uma imposição, quais eram as formas de resistência;
A marginalização dos negros teve inicio com a escravidão, porque ainda hoje é visível também uma grade
Qual a nossa contribuição para a valorização e respeito da identidade da cultura afro-descendentes na atual realidade brasileira?
2º aula:
Assistir o Vídeo “ Dos Grilhões ao quilombo” TV escola.
Ainda em grupo fazer algumas observações:
Destacar os seguintes conceitos: quilombos, quilombolas, discriminação, marginalização, preconceito, descendentes africanos, cultura afro-descendente.
Como o preconceito e a discriminação se perpetua?
3ª aula
Concluir coletivamente refletindo sobre os preconceitos enfrentados pelos afro-descendentes
. As formas de combater as discriminações raciais.
Registrar, em um pequeno texto coletivo, as conclusões do grupo sobre o tema e apresentar ao restante da turma.
OBS: É importante também que os grupos façam alguns cartazes e coloque no mural da escola como podemos combater as discriminações e preconceitos.
terça-feira, 22 de junho de 2010
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Marli, sua aula é valiosa, pois trata de uma polêmica mundial, difícil de ser compreendida por algumas pessoas, mas temos que trabalhar muito esta questão e conscientizar o ser humano.
ResponderExcluirParabéns Marli,
ResponderExcluirVocê escolheu um tema bastante interessante e pertinente no momento de tantas lutas e conquistas do povo negro brasileiro e africano.
É inaceitável em pleno século XXI termos pessoas preconceituosas e racistas.
Vamos a luta! Rosileide
Oi Marli, gostei do seu plano de aula, e, você tem razão, trabalhar historia interdisciplinarmente com arte faz mais sentido para o aluno e contribui muito mais para seu aprendizado. Você conseguiu utilizar muito bem os recursos midiáticos. Parabéns.
ResponderExcluirReni
Marli
ResponderExcluirMuito bem escolhido o tema do seu plano de aula.
Parabéns1
Izabel