quarta-feira, 19 de maio de 2010



Hipertexto e sua importância
Conforme descreve alguns autores, “hipertextos,” é um documento composto por diferentes blocos de informações interconectados tanto com as partes do mesmo documento ou com outros que seguem o mesmo padrão de funcionamento”. Ou seja, pode incluir várias informações interligando a um único documento.
Esse recurso, certamente subsidiar qualquer um, pela navegação na internet, facilitando assim a acessibilidade.
O que mais me chamou a atenção foi como essa ferramenta impulsiona a pesquisa e conseqüentemente a ampliação do conhecimento através da leitura, pois, na medida em que conhecemos a sua utilidade é impossível não fazer uso desta. A forma não linear de leitura com o hipertexto é uma das grandes possibilidades que motiva a interatividade, “ é um desejo legítimo do ser humano sempre ir adiante, pois quanto mais interativos formos, mais exigiremos interatividade no futuro.”
Para o educador essa ferramenta com certeza é essencial no desenvolvimento de sua prática, pois é um ambiente interativo e adequado à transmissão da informação, desenvolvimento e compartilhamento do conhecimento, também para facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção desse conhecimento
O hipetexto é uma forma de interagir propiciada pelo ambiente de rede. De acordo com suas características que são: intertextualidade, velocidade, precisão, dinamismo, interatividade, acessibilidade, transitoriedade e organização multilinear, impossível ignorá-lo, e não fazer uso.
Outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos.
hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento”.

6 comentários:

  1. Além de definir o hipertexto você mostrou sua importância. e isso é essencial. Muito bem

    ResponderExcluir
  2. esta questão da interatividade é muito importante, pois nos leva a sair da condiçao de leitores passivos.
    Adriana Moura

    ResponderExcluir
  3. Você abordou um aspecto interessante do hipertexto relacionado a sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos à distância, facilitando a informação a estudantes localizados nos mais distintos pontos.Tudo isso aponta para a riqueza e a contribuição do hipertexto na prática educativa.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sua colacação no final.hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento”.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza ,tudo que se diz em aprendizagem é interessante, encontramos algumas barreiras,mas com elas é que subiremos as escadas dos conhecimentos. A vontade de quem interessa é tanta em adquirir informações que jamais deixaremos de fazer uso, cada vez mais procuramos interagir e fazer uso das tecnologias. sua colcação englobou grande parte dos estudo, gostei.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da sua colocação. Me chamou a atenção também o fato de como essa ferramenta impulsiona a pesquisa e conseqüentemente a ampliação do conhecimento através da leitura, pois, na medida em que conhecemos a sua utilidade é impossível não fazer uso desta.Parabéns!!!

    ResponderExcluir