quinta-feira, 15 de abril de 2010

Quem Sou Como Professor aprendiz


Quem sou como professor aprendiz


Vivemos em uma sociedade da informação, que exigem profissionais cada vez mais capacitados e preparados para explorar as tendências do mundo globalizado, e as mudanças requer um novo olhar da sociedade quanto ao papel das instituição de ensino e conseqüentemente do professor que precisa acompanhar essas transformações.
Com o avanço tecnológicos, é imprescindível que um professor tenha conhecimento sobre o uso das tecnologias na sua prática. Até porque a maioria dos nossos alunos já tem domínio no uso das tecnologias. Então, como fica a sua prática? Certamente terá dificuldade em preparar aulas que sejam mais atrativas, conseqüentemente um grande desinteresse e desânimo por parte dos alunos. O conhecimento quanto ao uso das TICs é como saber ler e escrever. É uma necessidade, urgente.
Diante da gama de informações que os nossos alunos adquiri com uso das tecnologia, nós educadores precisamos saber lidar, com essa nova tendência. “ O professor não é simplesmente para repassar conteúdo, como diz Paulo Freire e nem apenas facilitador”, precisa saber lidar e interagir fazendo uso dessas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) de modo que contribua e agregue valor as suas atividades diárias.
O novo papel do educador é também de aprendiz, nesse processo de mudanças é necessário preparar, não basta destreza no uso de determinadas tecnologias, o uso das TIC, nas atribuições do professor está diretamente relacionada com mobilização e compromisso com as mudanças, não limitando apenas á sala de aula. E a aprendizagem ela é contínua, tanto para o mercado de trabalho de exige cada vez mais, quanto para a vida, somos sempre aprendiz. Como educador sou co-responsável pela minha aprendizagem, de modo que atenda o perfil de um mercado cada vez mais competitivo.


Marli Soares Reis